domingo, 30 de janeiro de 2011

Jogo do Stop

Há quem lhe dê outros nomes mas quem não se lembra deste jogo? Basta apenas uma follha e uma caneta para jogar e é muito divertido. Eu jogava imenso com os meus irmãos e amigos. Depois ficou esquecido durante muitos anos. Há pouco tempo, resolvi recuperá-lo. Agora a minha filha já escreve bem e já tem mais bagagem para jogar sem ficar frustrada! E temo-nos divertido muito cá em casa com este jogo tão simples mas tão divertido.
Para quem já não se lembra, ou não conhece o jogo (hipótese menos provável), aqui vai:
Numa folha, escrevem-se vários temas. Normalmente, começa-se com Nomes, Países, Cidades, Animais Objectos, mas depois o resto da lista fica ao critério de quem joga. Hoje, por exemplo, jogámos com Nomes, Países, Cidades, Animais, Objectos, Marcas, Telefones (modernices da minha filha!!!), Flores, Cores e Programas de Televisão.
A seguir, um dos jogadores diz o alfabeto para si e um outro diz STOP. Na letra em que a primeira pessoa tiver parado, é a letra com que se joga, escrevendo palavras começadas por essa letra.
No final de cada ronda faz-se a contagem. Aqui divergimos um bocadinho quanto à pontuação. Uns dizem que era de uma forma, outros de outra. Acabámos por nos decidir para 5 pontos quando há uma palavra repetida, 10 quando as palavras são diferentes e 20 para o jogador que escreveu uma palavra quando os outros jogadores não escreveram nada.
Uma excelente forma de se passar tempo em família ou entre amigos, especialmente quando o tempo convida a estar em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário